DEBATES TEMÁTICOS DA 9ª MOSTRA TIRADENTES | SP PÕEM EM FOCO O PROCESSO CRIATIVO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Na 9a edição da Mostra de Tiradentes |SP 2021, profissionais do audiovisual e o público participaram de quatro debates conceituais que abordaram desdobramentos da temática “Vertentes da Criação”, ampliando as discussões realizadas na edição mineira do evento, em janeiro. Em destaque, o processo criativo no fazer cinematográfico, de cineastas, atores e atrizes.

Já na noite de abertura do evento, no dia 18 de março, a produtora, atriz e diretora Maria Tereza Urias | SP evidenciou que não existe uma fórmula exata para o trabalho de criação em um coletivo cinematográfico. “Cada coletivo se forma na experiência das pessoas envolvidas e isso tem impacto criativo em todo o processo. Cada experiência é única”. Nesta mesma noite, o cineasta Cristiano Burlan | SP afirmou que fazer cinema é um ato de resistência e paixão e que o cinema brasileiro e latino-americano é marcado pela falta de recursos. “O impedimento de fazer alguma coisa deve ser a forma motriz para nosso trabalho. Isso é motivo pra gente continuar fazendo e realizando. A câmera é um instrumento de precisão para entender esse mundo”. O cineasta ressaltou ainda que o momento pandêmico e de crise político-social do Brasil tornam o fazer cinematográfico ainda mais necessário “para não esquecermos o que estamos passando”. A falta de mobilização do setor cinematográfico também foi salientada. “Estabelecer os diálogos é muito mais difícil. Temos muito mais dificuldade em estabelecer uma luta conjunta e mais efetiva”, sublinhou a produtora, atriz e diretora Maria Tereza Urias.

Sobre os caminhos da dramaturgia no cinema brasileiro contemporâneo, Liliane Rovaris evidenciou que a riqueza do trabalho de atores e atrizes está na instabilidade da construção da dramaturgia. “São muitos filmes e muitas formas de atuar. Não existe uma fórmula. São muitos modos possíveis de se criar. É muito legal pensar o trabalho do ator assim, como um risco e uma constante investigação e escuta do outro”.

Já a discussão sobre os processos de criação de invenção no cinema experimental destacou a importância da montagem para este gênero. De acordo com o cineasta Gustavo Jahn, “essa é uma das características do filme experimental. Temos essa vontade de testar, esse gosto grande pela descoberta. Talvez seja a maneira possível de fazer filmes no Brasil na atualidade”.

A importância dos preparadores de elenco também esteve em relevo nos debates da 9a Mostra Tiradentes  | SP, que evidenciou a contribuição desses profissionais para a preparação dos corpos dos atores e atrizes, para a construção da emoção das personagens e para o resultado dos filmes nas telas. Conforme ressaltou Mohana Uchôa, atriz do curta “Novo Mundo”, “preparamos muito o terreno, a base emocional para descolonizar o meu corpo. Trabalhamos para abrir espaços e ir reconhecendo quem é essa personagem, no que ela acredita, o que ela busca. Tivemos uma preparação emocional muito grande, para dar vazão a mensagem do filme”.

A importância dos festivais e mostras de cinema

Outro tema recorrente nos debates foi a relevância de eventos – como a Mostra Tiradentes |SP – para o cinema brasileiro contemporâneo, como lugares para ver e debater os filmes e espaço de diálogo e de troca de experiências. “É a primeira oportunidade de ter um encontro com o público e do filme ser visto. Isso é incrível”, apontou Maria Tereza. “O pensamento crítico sobre as produções é tão importante quanto fazer os filmes” frisou Cristiano Burlan.

Os cineastas Luciana Mazeto e Gustavo Jahn salientaram ainda que os eventos em formato online possibilitaram que mais pessoas tivessem acesso aos filmes. Mas o diretor catarinense ressaltou sentir falta dos espaços e da experiência presencial de exibição. “É essencial termos em mente a importância do cinema presencial”.

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir o CineSesc e a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a Mostra Tiradentes|SP 2021. Canais e endereços:

Na Web: www.sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br

No Instagram: @universoproducao@cinesescsp

No Youtube: Universo ProduçãoCinesesc

No Twitter: @universoprod@cinesescsp

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao / cinesescsp

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

9ª Mostra Tiradentes |SP

18 a 24 de março de 2021

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Informações:

Universo Produção – (31) 3282.2366

CineSesc – (11) 3087.0500