NOVAS VOZES E NOVOS OLHARES: CURADORES DIZEM O QUE ESPERAR DA 9ª MOSTRA TIRADENTES | SP EM LIVE DE AQUECIMENTO DO EVENTO

Os curadores de longas da 9a Mostra Tiradentes | SP, Francis Vogner dos Reis e Lila Foster participaram de  uma descontraída conversa na noite desta quarta-feira, dia 17 de março, no Instagram da Universo Produção. No bate-papo, que teve mediação do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, falaram sobre a temática, a seleção de filmes e dos debates desta edição do evento.

A live começou com a participação de Francis Vogner que comentou sobre a circulação de ideias acerca dos filmes em exibição na 9a Mostra São Paulo. “Foi um desafio voltar a essas produções pouco tempo depois e organizar um novo recorte a partir de filmes vistos em janeiro. Este ano, já começamos pensando a Mostra Tiradentes SP em formato virtual, com os filmes das Mostras Aurora, Olhos Livres e Foco. Quando a gente assiste às produções na estreia no evento, apreendemos os filmes de outra maneira, pois a expectativa se mistura com a experiência. Por isso, este recorte é diferente e traz uma conexão com a reflexão e a recepção dos longas e curtas na 24a Mostra Tiradentes. Algumas ideias saltaram aos olhos, e os debates de Tiradentes SP respondem a essa nova percepção desse conjunto de filmes”.

O coordenador curatorial chamou a atenção para o que o público poderá esperar do debate inaugural, que marcará a abertura oficial da 9a Mostra Tiradentes | SP, na noite desta quarta-feira, dia 18 de março. “A discussão contará com a participação de realizadores paulistas, Viviane Ferreira – diretora-presidente da SPcine, Maria Tereza Urias – produtora, atriz e diretora e Cristiano Burlan – cineasta. É um debate que buscará responder ao campo e a realidade de cinema em São Paulo e que também interessa a todo o país. São Paulo é uma cidade que tradicionalmente tem um modo de produção mais robusto, com suas peculiaridades, mas que não se desvincula do cinema brasileiro. Assim sendo, é uma grande oportunidade de ouvir o que esses cineastas têm a dizer sobre a realização de cinema no Brasil”.

Francis comentou ainda sobre a temática desta edição da Mostra Tiradentes | SP, Vertentes da Criação. “A ideia surgiu a partir de uma reflexão de como se dão os processos e as questões criativas no cinema brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, percebemos a proposição de olhares e de uma prática criativa, bastante ativa, que cria novos fundamentos, muito interessantes, que são a real contribuição desses profissionais do audiovisual, e não somente uma resposta a demanda criativa dos diretores. A ideia de um compartilhamento criativo, que tira do diretor o primado da centralidade criativa é interessante, principalmente sendo o cinema uma arte coletiva. A proposta em 2021 é ouvirmos os realizadores falarem a respeito da realidade desses processos e estes modos particulares de produção”.

Sobre o impacto de fazer a seleção de filmes nesse cenário de confinamento e de isolamento, o curador afirmou ser uma experiência de mundo diferente da nossa realidade atual. “É estranho e também curioso, devido ao isolamento causado pela pandemia. Vemos nos filmes uma outra experiência de mundo. Ao mesmo tempo, passamos por um processo político e histórico de descaracterização desse país que a gente chama de Brasil, que vem acontecendo há alguns anos e que já está presente nos filmes. Isso amplia esse mal-estar que estamos vivenciando com a pandemia, um mal-estar de uma cultura política bárbara que tomou o país”.

A segunda parte da live contou coma participação da curadora Lila Foster, que também comentou sobre sua experiência curatorial neste período de necessário afastamento social. “É curioso pensar como minha relação corporal com o mundo e com os filmes agora é bem diferente. A sensação que tenho é que essa situação de enclausuramento, e de não-presença física na Mostra, é muito evidente e que a relação com os filmes está sempre atravessada pelo momento em que vivemos. Algumas produções passaram a parecer quase que de ficção científica, como um outro mundo. Outras já traziam uma atmosfera mais pesada, que parecia prenunciar essa sensação de asfixia diante desse colapso da economia e desse desmonte do aparato do cinema brasileiro”.

Lila explanou ainda sobre a temática, que segundo a curadora, “traz a perspectiva da equipe curatorial, de conhecer e refletir sobre as novas epistemologias e outros léxicos que as produções estão trazendo. Daí surgiu uma curiosidade de ver e conhecer esses processos”.

A Mostra Tiradentes SP permite essa possibilidade de pensar mais e amadurecer as conversas que começaram em janeiro, salientou Lila Foster. “As novas discussões vem do desejo de aprofundar essas conversas. Como não haverá os debates após os filmes, podemos agregar a equipe para participar desses bate-papos. Esta edição da Mostra vai tratar nos debates da maturidade dos atores com a relação com as cenas e com o texto e também a questão do cinema experimental, de que forma se dá a manipulação desse regime da imagem”.

Programação reflexiva

Quem quiser conferir como foram os debates realizados na 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, assim como as discussões da série Encontro com os Filmes, os vídeos estão disponíveis no Canal do YouTube da Universo Produção.

A programação de debates ao vivo da 9a Mostra Tiradentes | SP contará com o Debate Inaugural sobre a Temática “Vertentes da Criação” na noite desta quinta-feira, dia 18, a partir das 20 horas. Prossegue na segunda-feira, dia 22, às 18 horas, com a discussão “O Processo e a Cena: os caminhos da dramaturgia no cinema brasileiro contemporâneo”; continua na terça-feira, dia 23, às 18 horas, com o debate “Processo de invenção: o trabalho e a poética do experimental” e termina na quarta-feira, dia 24, às 18 horas, com o debate “Atuação, Performance e Construção de Cena”.

Para acompanhar os debates temáticos, basta acessar o site oficial do evento – www.mostratiradentessp.com.br, onde também está disponível a programação completa da Mostra.

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir o CineSesc e a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a Mostra Tiradentes|SP 2021. Canais e endereços:

Na Web: sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br

No Instagram: @universoproducao @cinesescsp

No Youtube: Universo Produção Cinesesc

No Twitter: @universoprod @cinesescsp

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao / cinesescsp

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

9ª Mostra Tiradentes |SP

18 a 24 de março de 2021

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Informações:

Universo Produção – (31) 3282.2366

CineSesc – (11) 3087.0500