8ª MOSTRA TIRADENTES | SP COMEÇA NESTA QUINTA, DIA 1º, ÀS 20H, NO YOUTUBE.COM/CINESESC

ABERTURA APRESENTA A TEMÁTICA “A IMAGINAÇÃO COMO POTÊNCIA” E HOMENAGEM AO FILMES DO CAIXOTE EM PERFORMANCE AUDIOVISUAL E DEBATE INAUGURAL – LONGA “CANTO DOS OSSOS” FECHA A NOITE

Integrantes do coletivo Filmes do Caixote estarão no centro do debate inaugural; na sequência, o filme de abertura “Canto dos Ossos”, vencedor da Mostra Aurora da 23ª Mostra Tiradentes, é produção instigante do cinema brasileiro contemporâneo e ficará disponível até 7 de outubro em sescsp.org.br/mostratiradentes. Detalhes da programação estão em www.mostratiradentessp.com.br

A abertura da 8ª Mostra Tiradentes | SP – o evento do cinema brasileiro na capital paulista – está recheada de atrações. Acontece, nesta quinta, dia 1º de outubro, às 20 horas, na sua tela. Acesse youtube.com/cinesesc e dê o pontapé inicial a uma noite que une cinema, performance e debate e nos convida a imaginar outros mundos possíveis.

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

Com criação de Chico de Paula e Raquel Hallak, direção, roteiro, montagem e finalização do Chico de Paula, a Performance Audiovisual abre a temporada da 8ª Mostra Tiradentes|SP apresentando a temática desta edição “A Imaginação como potência” e o coletivo homenageado “Filmes do Caixote” em imagens, sons e relatos, vozes e reflexões que convidam o público a imaginar outros mundos possíveis. A trilha sonora é do Barulhista e participação especial do cantor e compositor Sérgio Pererê.

Sobre performance, o diretor Chico de Paula destaca: “O momento é de imaginar mundos possíveis e criá-los, ou reinventá-los. De usar a linguagem, ou as linguagens, para construir universos de diálogo e transposição. Não se trata de recriar uma performance em outra linguagem, mas de adentrar a linguagem e tentar fazer com que ela nos ajude a dizer de maneira ainda mais potente o que temos pra dizer. É como levar uma cidade à outra, fazer o interior de Minas conversar com a maior metrópole do Brasil, em sintonia com o discurso desenhado no audiovisual contemporâneo. É mais que possível, é urgente.”

DEBATE INAUGURAL | A IMAGINAÇÃO COMO POTÊNCIA: FILMES DO CAIXOTE

Após a performance, o público poderá conhecer os cinco integrantes do coletivo Filmes do Caixote no debate inaugural, que vai colocar em diálogo a trajetória e filmografia do grupo com as questões abordadas na temática central “A Imaginação como Potência”.

Os realizadores Caetano Gotardo, João Marcos de Almeida, Juliana Rojas, Marco Dutra e Sérgio Silva serão convidados a refletir a partir de provocações como: Quais são os caminhos estéticos, políticos e poéticos que os filmes têm tomado e que configuram o que podemos chamar de “nova imaginação”? Como esses filmes respondem ou indicam caminhos para a formulação das transformações necessárias no imaginário político e cinematográfico? Como se dá o processo de criação dos filmes do coletivo paulista homenageado desta edição do evento? A mediação é da curadora Lila Foster.

Clique aqui e leia mais sobre a homenagem.

FILME DE ABERTURA | VENCEDOR MOSTRA AURORA | CANTO DOS OSSOS

A programação da noite de abertura se completa com a pré-estreia do filme “Canto dos Ossos” (CE/ RJ), de Jorge Polo e Petrus de Bairros. O longa foi eleito Melhor Filme da Mostra Aurora pelo Júri Oficial da 23ª Mostra Tiradentes. Após o filme, será exibido um bate-papo com a equipe do longa. Filme e debate ficarão disponíveis para visualização até 7 de outubro pelo site sitesescsp.org.br/mostratiradentes.

Dedicada exclusivamente à exibição de trabalhos de diretores em início de carreira, independentemente da idade, mas que tenham até três longas realizados, a Mostra Aurora é a seção mais prestigiada e aguardada da Mostra Tiradentes. Com curadoria assinada por Francis Vogner dos Reis e Lila Foster, o recorte reúne filmes inéditos de diretoras e diretores de quatro estados Ceará, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal – mantendo o seu olhar para a produção independente das mais variadas regiões do país.

SOBRE A MOSTRA TIRADENTES |SP

1º A 7 DE OUTUBRO DE 2020 | ONLINE E GRATUITA

Realizada pela Universo Produção e pelo do Sesc São Paulo, a Mostra Tiradentes | SP tem o propósito de ampliar as possibilidades de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. De 1º a 7 de outubro de 2020, o público poderá acompanhar online e gratuitamente um panorama do cinema brasileiro contemporâneo, com a realização da Mostra Tiradentes| SP 2020. A programação contempla lançamentos e novidades do cinema nacional em longas e curtas em pré-estreias e mostras temáticas, debates com realizadores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, homenagem e performance. Importante se atentar para o período de exibição dos filmes, durante a mostra, pois alguns deles ficam disponíveis apenas por  48 ou 72 horas.

  • ABERTURA OFICIAL
  • HOMENAGEM
  • 7 DIAS DE EVENTO
  • 47 FILMES EM EXIBIÇÃO
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • 02 DEBATES
  • 08 BATE-PAPOS COM REALIZADORES
  • 04 LIVE DEBATE
  • PERFORMANCE

Toda programação é gratuita.

Assista  em : sescsp.org.br/mostratiradentes

Confira a programação no site www.mostratiradentessp.com.br

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a Mostra Tiradentes SP 2020. Canais e endereços:

Na Web: sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br
No Instagram@universoproducao @cinesescsp
No YoutubeUniverso Produção Cinesesc
No Twitter@universoprod @cinesescsp
No Facebookmostratiradentes / universoproducao / cinesescsp
No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço

MOSTRA TIRADENTES SP 2020
1º a 7 de outubro de 2020

Acesse:  sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br
Online e gratuita.