IMAGINAÇÃO E CINEMA BRASILEIRO EM PAUTA NA ABERTURA DA 8ª MOSTRA TIRADENTES | SP

Realizada pela primeira vez em ambiente digital, a abertura da 8ª Mostra Tiradentes | SP reafirmou seu compromisso absoluto com o cinema brasileiro contemporâneo. Em uma noite que uniu música, performace, cinema e debate, o público foi convidado a uma reflexão sobre o poder e relevância da capacidade de imaginação. O evento é uma realização da Universo Produção em parceria com o Sesc SP.

O diretor regional do Sesc SP professor Danilo Santos de Miranda abriu a noite reforçando a importância de se realizar a Mostra Tiradentes SP, evento que coloca como protagonista o cinema brasileiro contemporâneo, sobre o qual destacou: “A exuberância do cinema nacional continua presente apesar das difuldades e problemas. Cinema é uma linguagem fundamental e necessária, que está cada vez mais trazendo o que há de mais realista, promovendo o debate e a discussão de temas pendentes e vitais à sociedade brasileira”.

Na sequência, uma performance audiovisual colocou em foco a temática desta edição “A Imaginação como Potência” com intervenções musicais do mineiro Sérgio Pererê. A performance exaltou a saudade dos encontros e dos afetos, seja no CineSesc ou na histórica Tiradentes, bem como a importância de, mesmo à distância, ser possível realizar a mostra.

Debate Inaugural

O Debate Inaugural reuniu os cinco integrantes do coletivo Filmes do Caixote em uma discussão que colocou em diálogo a temática desta edição e a trajetória e a produção do grupo. Com mediação da curadora Lila Foster, o encontro começou com a entrega simbólica do Troféu Barroco, oficial do evento, aos homenageados.

Na conversa, Caetano Gotardo, João Marcos de Almeida, Juliana Rojas, Marco Dutra e Sérgio Silva lembraram do início do trabalho do coletivo, que se deu de maneira despretenciosa e natural, enquanto ainda eram jovens estudantes de cinema. “O Filmes do Caixote surgiu da vontade de fazer filmes, de fazer filmes de um jeito diferente. Experimentar linguagens, explorar temas e maneiras de produção”, recordou Caetano.

O grupo destacou seu compromisso com o não convencional e ressaltou que apesar de serem cinco os integrantes “oficiais”, de fato o Filmes do Caixote é formado por uma ideia de colaboração, com profissionais que atuaram em diversos trabalhos do coletivo. Como é o caso da atriz Gilda Nomacce que atua com o grupo desde as primeiras realizações.

O coletivo também revisitou alguma de suas obras e processos. Para o Filmes do Caixote, os filmes em cartaz na Mostra Tiradentes | SP no recorte da homenagem se configuram como uma oportunidade única de ver ou rever obras importantes, mas pouco vistas, do coletivo: “São filmes que em sua maioria circularam muito pouco”, destacou Caetano Gotardo.

Os homenageados ainda refletiram sobre o poder da imaginação em face ao momento em que estamos vivendo, de crise política e sanitária, e o papel da arte: “Mesmo que seja na chave de um pesadelo, e não de um sonho positivo, é papel da arte e da cultura lidar com esses valores e essas energias”, afirmou Marco Dutra.

SOBRE A MOSTRA TIRADENTES |SP

1º A 7 DE OUTUBRO DE 2020 | ONLINE E GRATUITA

Realizada pela Universo Produção e pelo do Sesc São Paulo, a Mostra Tiradentes | SP tem o propósito de ampliar as possibilidades de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. De 1º a 7 de outubro de 2020, o público poderá acompanhar online e gratuitamente um panorama do cinema brasileiro contemporâneo, com a realização da Mostra Tiradentes| SP 2020. A programação contempla lançamentos e novidades do cinema nacional em longas e curtas em pré-estreias e mostras temáticas, debates com realizadores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, homenagem e performance. Importante se atentar para o período de exibição dos filmes, durante a mostra, pois alguns deles ficam disponíveis apenas por  48 ou 72 horas.

  • ABERTURA OFICIAL
  • HOMENAGEM
  • 7 DIAS DE EVENTO
  • 47 FILMES EM EXIBIÇÃO
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • 02 DEBATES
  • 08 BATE-PAPOS COM REALIZADORES
  • 04 LIVE DEBATE
  • PERFORMANCE

Toda programação é gratuita.

Assista  em : sescsp.org.br/mostratiradentes

Confira a programação no site www.mostratiradentessp.com.br

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a Mostra Tiradentes SP 2020. Canais e endereços:

Na Web: sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br
No Instagram@universoproducao @cinesescsp
No YoutubeUniverso Produção Cinesesc
No Twitter@universoprod @cinesescsp
No Facebookmostratiradentes / universoproducao / cinesescsp
No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço

MOSTRA TIRADENTES SP 2020
1º a 7 de outubro de 2020

Acesse:  sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br
Online e gratuita.