ISMAIL XAVIER É O HOMENAGEADO DA MOSTRA TIRADENTES |SP 2018

Uma parceria entre a Universo Produção e o Sesc-SP, a Mostra Tiradentes |SP chega a sua 6ª edição apresentando para o público da capital paulista um panorama do cinema brasileiro contemporâneo. Norteado pela temática “Chamado Realista”, o festival reúne exibição de filmes, debates, encontros, oficina e laboratório. No dia 15 de março, às 20h, abrindo a programação, o CineSesc (Rua Augusta, 2075 – bairro Cerqueira César | São Paulo) será palco da Cerimônia de  Abertura que terá como destaque a homenagem ao ensaísta professor e pesquisador de cinema, Ismail Xavier. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h (acesso sujeito à lotação do espaço).

Pela primeira vez, a Mostra Tiradentes | SP elege um homenageado para fazer a entrega do Troféu Barroco escolhido especialmente para a itinerância paulista do evento e, ainda, destaca a importância de reconhecer profissionais que integram a vida acadêmica e são responsáveis pela formação de várias gerações de realizadores e pesquisadores. Escolhe o Ismail Xavier por representar este campo de atuação e ser personalidade indiscutível no cenário cinematográfico nacional, referência em discussões dentro e fora do ambiente acadêmico. Tem uma vida dedicada ao cinema brasileiro e consistente currículo que agrega publicações de livros, pesquisas, formação de gerações de realizadores e pesquisadores. Integra também a homenagem a exibição do filme “Escola de Cinema”, direção Angelo Ravazi, um documentário sobre a Escola de Comunicação e Artes da USP, na qual Ismail Xavier é hoje Professor Emérito. A sessão especial será no dia 17 de março, sábado, às 16h30, seguida de um debate com o diretor, o homenageado e mediação do curador Cleber Eduardo.

PERFORMANCE E PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Além da homenagem a Ismail Xavier, a cerimônia de abertura da Mostra Tiradentes | SP contará ainda com uma performance audiovisual que apresentará a temática, a programação e o conceito do evento com novas vozes e olhares e o propósito de refletir sobre as relações intercambiáveis entre cinema e vida. Tem direção musical e trilha ao vivo assinada pelo Barulhista, apresentação do animador cultural David Maurity e participação especial de Sérgio Pererê.

Na sequência, a sessão em pré-estreia nacional do longa vencedor  “Baixo Centro”, dirigido por Ewerton Belico e Samuel Marotta,  eleito pelo Júri da Crítica da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes  Melhor filme da Mostra Aurora. Após a sessão, os diretores participam de  bate-papo mediado pela curadora Lila Foster.

A Mostra Tiradentes | SP segue com programação diária no CineSesc até o dia 21/03, quarta-feira.