PRODUÇÃO PAULISTA EM DESTAQUE NA 8ª MOSTRA TIRADENTES | SP

A participação de filmes produzidos em São Paulo é destaque na programação da Mostra Tiradentes | SP: dos 47 filmes exibidos, 29 são paulistas, incluindo obras apresentadas na 23ª Mostra Tiradentes e títulos selecionados especialmente para a edição paulista do evento. Uma seção especial denominada Mostra Paulista, coloca em foco estas realizações. Integra este recorte o longa Três Bailarinas, de Leonel Costa. Com apenas uma exibição internacional antes de sua estreia na Mostra Tiradentes | SP, o filme é um dos grandes destaques desta edição.

O longa conta a história de três bailarinas que são demitidas de um programa popular de auditório após completar trinta anos de idade. Mas é muito mais do que isso. É, como o diretor Leonel Costa chama, um “melodrama afro-latino diaspórico”. O cineasta conta sobre como surgiu a ideia do filme: “Durante nossas pesquisas para realizar Corpo Quilombo, nosso longa anterior, deparamos com a “coincidência” de duas bailarinas filhas de mulheres vítimas de feminicídio. Este fato nos deixou intrigados, já cogitando a possibilidade de discutir o feminicídio em um projeto futuro. No dia da estreia de Corpo Quilombo na 22ª Mostra de Tiradentes, conhecemos uma outra bailarina cuja mãe fora assassinada pelo pai na adolescência. Neste dia nasceu a ideia do Três Bailarinas“.

Levado por reflexões como o lugar de negros e negras no melodrama nacional, o diretor escreveu o roteiro e já reuniu o elenco central para uma leitura. Pouco tempo depois, iniciaram os ensaios e gravações. Uma breve campanha de arrecadação de dinheiro para cobrir parte dos gastos aconteceu durante este período.

No elenco, atrizes e atores do Coletivo Negro (Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues e Raphael Garcia), Lucelia Sergio d’Os Crespos –  grupos de Teatro muito importantes para a cena de São Paulo; Wilson Feitosa, com uma trajetória ligada ao circo e ao Teatro Oficina, e Gerson Rodrigues, professor de artes cênicas e ator. Posteriormente chegaram Cacá Toledo e Aline Carvalho. O longa foi filmado em São Paulo e Paraibuna nas segundas-feiras entre março e junho de 2019, dia de folga das atrizes e atores do filme, todos em cartaz à época. Destaca o diretor: “Em Corpo Quilombo homenageamos o teatro Oficina. Em Três Bailarinas, o Teatro de Arena, palcos de resistência da dramaturgia nacional”.

Três Bailarinas é um filme construído de forma coletiva, com empenho e dedicação de vários profissionais em busca de uma criação ética, de pesquisa profunda da linguagem cinematográfica e de resistência das artes. O longa pode ser conferido em sescsp.org.br/mostratiradentes até 7 de outubro.

SOBRE A MOSTRA TIRADENTES |SP

1º A 7 DE OUTUBRO DE 2020 | ONLINE E GRATUITA

Realizada pela Universo Produção e pelo do Sesc São Paulo, a Mostra Tiradentes | SP tem o propósito de ampliar as possibilidades de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. De 1º a 7 de outubro de 2020, o público poderá acompanhar online e gratuitamente um panorama do cinema brasileiro contemporâneo, com a realização da Mostra Tiradentes| SP 2020. A programação contempla lançamentos e novidades do cinema nacional em longas e curtas em pré-estreias e mostras temáticas, debates com realizadores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, homenagem e performance. Importante se atentar para o período de exibição dos filmes, durante a mostra, pois alguns deles ficam disponíveis apenas por  48 ou 72 horas.

  • ABERTURA OFICIAL
  • HOMENAGEM
  • 7 DIAS DE EVENTO
  • 47 FILMES EM EXIBIÇÃO
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • 02 DEBATES
  • 08 BATE-PAPOS COM REALIZADORES
  • 04 LIVE DEBATE
  • PERFORMANCE

Toda programação é gratuita.

Assista  em : sescsp.org.br/mostratiradentes

Confira a programação no site www.mostratiradentessp.com.br

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a Mostra Tiradentes SP 2020. Canais e endereços:

Na Web: sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br
No Instagram@universoproducao @cinesescsp
No YoutubeUniverso Produção Cinesesc
No Twitter@universoprod @cinesescsp
No Facebookmostratiradentes / universoproducao / cinesescsp
No LinkedInuniverso-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço

MOSTRA TIRADENTES SP 2020
1º a 7 de outubro de 2020

Acesse:  sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br
Online e gratuita.