Homenagem

 ISMAIL XAVIER
Ensaísta, pesquisador e professor

Ismail Xavier
Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção

Pela primeira vez, a Mostra Tiradentes | SP fará a entrega do Troféu Barroco a uma personalidade de destaque do cinema brasileiro escolhido especialmente para a itinerância paulista do evento. A homenagem destaca e reconhece um profissional que integra a vida acadêmica – Ismail Xavier.

Curitibano - paulista, de formação européia, Ismail Xavier é ensaísta, pesquisador e professor responsável pela formação de uma geração de realizadores e pesquisadores. Uma vida dedicada ao cinema brasileiro.

Professor na USP desde 1971, mesma universidade em que formou em Engenharia e em Cinema, sempre se empenhou em decifrar a cultura brasileira. Tornou-se um profissional de destaque e multifacetado que estuda intensamente o cinema em atividade no Brasil com uma rara combinação de olhar crítico, densidade teórica, disciplina de visionamento e investimento em uma análise aprofundada.

Orientado, na pós-graduação, por professores como Paulo Emílio Salles Gomes e Antonio Candido de Mello e Souza, Ismail teve uma formação transdisciplinar. Em sua tese de doutorado, sobre Glauber Rocha, ele apresenta uma originalidade contundente de interpretação da obra desse cineasta. 

É autor de uma produção constante e singular distribuída ao longo de mais de quatro décadas. São de sua autoria alguns dos melhores ensaios já publicados dedicados à análise fílmica que nos ajudam a entender a sociedade e a história, o que dá a dimensão original e produtiva na abordagem das relações entre arte e política. Integra uma tradição da vida intelectual brasileira com que de melhor este país produziu.

Com diversos serviços prestados ao cinema brasileiro, seja como professor da USP, como pensador do cinema, como gestor cultural, Ismail Xavier é parte fundamental da formação de profissionais, da construção do pensamento cinematográfico e da celebração da criação artística.

Ismail Xavier, nossa gratidão e reconhecimento!