Lab | Imersão DocBrasil

LABORATÓRIO DE PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO

 

PROJETOS SELECIONADOS 

A PEDRA DO SINO – ES
Direção: Luana Cabral  
Produção: Vitor Graize
Empresa Produtora: Pique-Bandeira Filmes

BORRACHARIA 2 IRMÃOS – SP
Direção: Tom Laterza
Produção: Fernando Pereira dos Santos
Empresa Produtora: Sendero Filmes

CAIS – BA  
Direção: Safira Moreira dos Santos
Produção: Flávia Guimarães de Oliveira Santana
Empresa Produtora: Giro Planejamento Cultural

ESCRITO EM OSSOS – SP   
Direção: Tainá Muhringer
Produção: Júlia Alves de Oliveira
Empresa Produtora: Punta Colorado de Cinema

MULHERES NOT DEAD – BA
Direção: Marília Cunha
Produção: Isaac Donato
Empresa Produtora: Movie Ações Audiovisuais

 Informações gerais:

Instrutor: Cleber Eduardo - SP
Período: 16 a 19 de março – sexta à segunda
Horário: 14 às 18horas
Carga horária: 16 horas
Número de vagas: 05 projetos de documentário | 10 participantes
Faixa Etária: acima de 18 anos 

Em um momento histórico do cinema brasileiro em que os documentários tem assumido lugar de destaque estético, assim como de reflexão social e em quantidade de produção, as novas gerações de documentaristas encontram maior concorrência para produzir e obter visibilidade.

Neste sentido, independente dos meios de produção, se completamente independentes ou se viabilizados por editais, as premissas e projetos são momentos cruciais, em geral atropelados pelos prazos e pela pressa característica da vida contemporânea.

IMERSÃO DOCBRASIL é um processo de pausa nessa pressa e funcionalidade da criação, um encontro entre proponentes de documentários e o professor e curador Cléber Eduardo, com a participação de documentaristas paulistanos, para análise e discussão de suas propostas de longa-metragem, endereçado exclusivamente para diretoras e diretores com até no máximo dois longas metragens finalizados até março de 2018.

Não se trata de um laboratório pensado para formatação de projetos para o circuito internacional de festivais e de mercados de telas, mas realmente uma imersão nas ideias, escolhas, caminhos e dificuldades de cada um dos projetos selecionados, sempre abordados por suas particularidades e potencialidades estéticas.

Currículo do instrutor:

Cleber Eduardo
Foto: Leo Lara/Universo Produção

Mestre em Ciências da Comunicação com pesquisa em Documentário Brasileiro Contemporâneo; é crítico de cinema desde o fim dos anos 80 e professor de cinema, com experiência em disciplinas vinculadas às áreas de história da pintura, cinema brasileiro contemporâneo e história do documentário, além de autor de artigos e ensaios publicados em livros. É curador da Mostra de Cinema de Tiradentes desde a 10ª edição do evento.