O CHAMADO REALISTA EM SÃO PAULO

Em tempos de propostas estéticas renovadoras, a Mostra Tiradentes|SP dá continuidade às discussões iniciadas durante a 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes(janeiro) com foco nas questões e enfoques do cinema brasileiro contemporâneo no contexto da temática Chamado Realista.

Nos últimos anos, os filmes paulistas têm entrado com destaque na programação da Mostra de Tiradentes, principalmente nas últimas três edições da Mostra Aurora (2016, 2017 e 2018), evidenciando a energia de uma renovação geracional no longa-metragem, com mais filmes de modos mais independentes e baratos de produção, de proponentes de direção revelados no curta, com modos fílmicos menos negociados com convenções dos circuitos de visibilidade.

Embora sejam filmes diferentes em tom e em estilo, a maioria está em sintonia com o Chamado Realista, de alguma forma interagindo com a vida em sociedade dos personagens, seja pela ficção, seja pelo documentário. De que formas estes filmes olham para o que está aquém e além da tela do cinema?

Convidados:

  • Jessica Queiroz - diretora
  • Rubens Passaro - diretor

 Mediadora: Camila Vieira – curadora da Mostra Tiradentes

Programação

20/03 | terça - 19h00

CINESESC