CINEMA BRASILEIRO É NA MOSTRA TIRADENTES

A Mostra Tiradentes | SP é o evento do cinema brasileiro contemporâneo da capital paulista e chega a sua 10ª edição, de 11 a 18 de maio de 2022, graças à continuidade da parceria entre a Universo Produção e o Sesc São Paulo.

Representa a força do nosso cinema, da nossa cultura. Uma conjugação de esforços que tem um propósito que nos une – valorizar e promover o que é produzido no Brasil, pela pátria das nossas imagens, dos corpos que as fazem, dos que as aplaudem. Um espaço de vanguarda para discutir e difundir verdadeiros tesouros lapidados por seus artistas em funções e papéis diversos que não dá para serem ignorados e marginalizados. Merecem ser assistidos, apreciados, refletidos e difundidos.

Esta edição é norteada pela temática Cinema em Transição – proposta pela equipe curatorial, coordenada por Francis Vogner dos Reis, diante de um cenário de mudanças técnicas, estéticas e econômicas em que o cinema brasileiro atravessa – um período complexo e delicado em várias frentes. Do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada. Estamos num período histórico de aceleração dos processos, que passa pela economia e pela criatividade no audiovisual,  em que o cinema brasileiro resiste e persiste, está em transição.

Durante a 10a Mostra Tiradentes |SP, em oitos dias de programação, em sessões de pré-estreias, debates e rodas de conversas, vamos ampliar as vozes, conversas e olhares sob o cinema brasileiro feito agora e celebrar os 25 anos da Mostra Tiradentes e uma década de cinema brasileiro em São Paulo.

Sejam bem-vindas e bem-vindos!

Raquel Hallak | Quintino Vargas | Fernanda Hallak

Diretores da Universo Produção e Coordenadores da Mostra de Cinema de Tiradentes


O CINEMA COMO PRESENÇA

Para além de sua fruição, as obras cinematográficas possibilitam inúmeros contextos de troca. Na medida em que se desdobram em debates, discussões, estudos acadêmicos, dentre outras instâncias críticas, os filmes podem originar tendências e caminhos estéticos, expandindo os limites dessa linguagem artística. Nesse sentido,uma obra audiovisual também se lê, revelando-se como um instantâneo do panorama cultural de onde provém.

Sob a temática propulsora cinema em transição, a 10ª Mostra de Cinema de Tiradentes-SP estende, à capital paulista, as produções premiadas do cinema independente contemporâneo que estiveram na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O projeto inclui recortes curatoriais como a Mostra Aurora, a Mostra Olhos Livres e a Mostra Foco, bem como uma homenagem ao cineasta José Mojica Marins.

Simultaneamente à sua consolidação no cenário cultural de nosso país, a iniciativa oportuniza um olhar mais detido quanto às transformações poéticas e discursivas trilhadas pelo audiovisual brasileiro. A retomada das salas de cinema amplia as possibilidades inerentes à parceria entre o evento mineiro, a Universo Produção e o Sesc.O fomento, a divulgação e a reflexão acerca das linguagens artísticas constituem peça fundamental para o cumprimento do compromisso institucional com a democratização dos bens culturais — incluídas aí as cinematografias mais recentes e seus respectivos repertórios sensíveis.

Sesc São Paulo