Sinopse

Em “O Canto”, somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca. O filme nos apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo. À medida que seguimos Rosália, descobrimos as raízes ancestrais e a poderosa força que reside nos cantos que florescem da convivência entre mulheres.

Híbrido Colorido DCP 2023

Direção: Izabella Vitório e Isadora Magalhães

Classificação: livre

Direção

Izabella Vitório e Isadora Magalhães

Izabella é uma artista multimídia alagoana. Trabalha com diferentes materiais e suportes (inclusive, a tatuagem), tendo a pintura e audiovisual como linguagem central em sua produção recente.
Assina a direção dos curtas-metragem “O Canto”(2023), financiado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e produzido pela Céu Vermelho Fogo Filmes, “O Funeral de Amarilis”, produção independente apoiada pela Lei Aldir Blanc, Codirigiu o documentário “Ana Terra” (2019), atuando em diferentes funções e principalmente em ass e direção de arte em diversas produções cinematográficas principalmente alagoanas.
Fundou o Ateliê Agrestina em 2018 e realizou duas edições da MAMA – Mostra de Arte das Mulheres Alagoanas, em 2020 e 2022.

Isadora Magalhães é natural e residente de Arapiraca, Alagoas e estudante de licenciatura em Artes Visuais pela Uninter com passagem pelo curso de Bacharelado em Artes Visuais com Ênfase em Multimeios na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; e área de atuação profissional e pesquisas em fotografia de retratos, ensaios e palco, com ênfase no circuito independente de música, desde 2009; fotografia híbrida e produção audiovisual; e educação e monitorias em exposições artísticas.

Créditos

Produção: Ale Moretti

Roteiro: Izabella Vitório e Isadora Magalhães

Montagem: Tarcisio Ferreira

Fotografia: Leandro Alves

Direção de Arte: Izabella Vitório e Isadora Magalhães

Som: Januário Leite

Empresa produtora: Céu Vermelho Fogo Filmes

Elenco: Rosália Gomes e participação das destaladeiras de fumo de Arapiraca.

Programação

CURTAS | MOSTRA FOCO

15/03 | sexta | 17:00

CINESESC